domingo, 13 de abril de 2008

QUEM É PABLO CEDRÓN?

Pablo Cedrón é um ator e roteirista argentino nascido na cidade de Mar del Plata em 1958.

Começou sua carreira trabalhando em filmes menores e certa vez fez parte do programa humorístico de seu país De la Cabeza, atuando ao lado de Alfredo Casero e colaborando com a criação de roteiros para esquetes.

Um ano depois, em 1994, o programa – que foi considerado cult pelos portenhos – começou a ser produzido por Nicolas Repetto e passou a se chamar Cha Cha Cha, recebendo no elenco Mariana Briski, Mex Urtizberea – pai da também atriz de LALOLA, Violeta Urtizberea –, Diego Capusotto, Rodolfo Samsó e Fabio Alberti, além dos que já faziam parte do show anterior.

Em Cha Cha Cha criou um de seus personagens mais importantes, o sexólogo Nelson Gómez. Paraguaio e de vocabulário pouco profissional, respondia as perguntas do público e muitas vezes o deixava constrangido. Tão grande foi a repercussão do personagem que o próprio Repetto o separou do grupo original e o levou ao seu programa, Nico, êxito ao meio-dia.

Sua carreira, porém, não se limitou a paródias humorísticas. Um tempo depois começou a compor o quadro de atores e atrizes da Pol-ka Producciones – produtora responsável pelas versões latinas de Desperate Housewives, incluindo a brasileira, Donas de Casa Desesperadas -, atuando em Verdad Consecuencia, Campeones, Sin Código e Mujeres Asesinas – esta última uma série espetacular que eu amo.

Protagonistas de grandes produções como os filmes Felicidades, Cabeza de Tigre, El Viento e em especial a cheia de êxito e premiadíssima El Aura, do diretor Fábian Bielinsky – diretor este que morreu em 2006, na cidade de São Paulo.

Encontrou-se pela primeira vez com Carla Peterson em 2006, quando compôs o personagem Falucho da novela Sos Mi Vida, da qual a intérprete de Lola também participou. Falucho era um dos personagens secundários mais importantes da trama vendida para vários países e que fez de Pablo Cedrón sucesso pelo mundo inteiro, fazendo rir a todos com sua peculiar maneira de falar, atuar, etc. Muito curioso é o fato de que o ator muitas vezes não seguiu o script, criando de forma espontânea frases que marcaram todo o público.

No início de 2007 participou de Das Bot, peça de teatro cômica de Marcelo Mazzarello e Carlos Belloso, da qual foi diretor e ator.

Meses depois foi convidado para compor o invejável cast de LALOLA, talvez nem sonhando o quão grande seria o sucesso da mesma. Ainda hoje interpreta o odiado por muitos, amado por poucos, Téo.

E como não podia deixar de ser eu trouxe pra vocês vídeos de Pablo Cedrón. São do hilariante Cha Cha Cha, um como o impagável sexólogo paraguaio Nelson Gómez, e como um "tanguero" numa esquete do mesmo programa.

Enjoy!

NELSON GÓMEZ, O SEXÓLOGO PARAGUAIO – PABLO CEDRÓN – CHA CHA CHA

EL TANGUERO (ESQUETE) – PABLO CEDRÓN – CHA CHA CHA

Nenhum comentário: